Ouvimos falar de
inovação a todo o momento, quando assistimos a um comercial de TV, quando
procuramos um novo modelo de tablet ou de smartphone, ou até quando procuramos
um novo par de óculos, e quase sempre ligamos inovação ao novo embora isso seja
apenas parcialmente correto.
Ser novo é apenas
uma parte da inovação, pois se algo é novo e é ruim, ou não traz nenhum
benefício, não pode ser chamado de inovação, segundo o dicionário de negócios
inovação "é o processo de traduzir uma ideia ou uma invenção num bem ou
num serviço que crie valor ou pelo qual os clientes pagariam. Para ser chamado
de inovação, uma ideia precisa ser replicável a custo economicamente viável e
satisfazer a uma necessidade específica".
Eu costumo estender
essa definição por dizer que no mundo dos negócios, uma inovação precisa
atingir pelo menos um dos objetivos abaixo:
- Aumentar a produtividade
- Melhorar a qualidade dos serviços
- Reduzir os custos de uma determinada operação
Se algo novo é
introduzido apenas por ser novo ou por ser tendência ou até por que é bonito e
legal, mas não consegue atingir pelo menos um dos objetivos acima (caso clássico do Windows
Vista), não passa de uma novidade que jamais terá a aceitação do mercado, ou da sua equipe. Porém se a solução proposta possibilita
fazer mais com os recursos atuais, ou reduzir o tempo gasto em certas
atividades ou ainda, se esta aumenta a percepção de valor dos clientes por garantir
uma performance melhor, ou mais estabilidade e disponibilidade, então essa solução
poderá ser convertida em números, por aumentar a satisfação do cliente, reduzir
as penalidades por descumprimento de SLAs (Service Level Agreement) ou por
reduzir o custo total da operação.
Isso é Inovação e
empresas Inovadoras, incentivam essa atitude em seus colaboradores e parceiros,
pois sabem que é o melhor caminho para se manterem lucrativas e competitivas.
Um dos objetivos da
minha equipe esse ano é que todos os colaboradores planejem e apresentem ao
menos uma ideia inovadora que contribua para melhoria nos serviços ou para o
aumento da produtividade, para conseguirmos atingir os objetivos da Corporação para 2013.
Tenho certeza que
com isso teremos um ano cheio de inovações !!
- Cleber de Lima
Open your Mind, let the future get in.
Open your Mind, let the future get in.
Nenhum comentário:
Postar um comentário