sexta-feira, 22 de março de 2013

Inovação x Novidade


Ouvimos falar de inovação a todo o momento, quando assistimos a um comercial de TV, quando procuramos um novo modelo de tablet ou de smartphone, ou até quando procuramos um novo par de óculos, e quase sempre ligamos inovação ao novo embora isso seja apenas parcialmente correto.

Ser novo é apenas uma parte da inovação, pois se algo é novo e é ruim, ou não traz nenhum benefício, não pode ser chamado de inovação, segundo o dicionário de negócios inovação "é o processo de traduzir uma ideia ou uma invenção num bem ou num serviço que crie valor ou pelo qual os clientes pagariam. Para ser chamado de inovação, uma ideia precisa ser replicável a custo economicamente viável e satisfazer a uma necessidade específica".

Eu costumo estender essa definição por dizer que no mundo dos negócios, uma inovação precisa atingir pelo menos um dos objetivos abaixo:

  • Aumentar a produtividade
  • Melhorar a qualidade dos serviços
  • Reduzir os custos de uma determinada operação

Se algo novo é introduzido apenas por ser novo ou por ser tendência ou até por que é bonito e legal, mas não consegue atingir pelo menos um dos objetivos acima (caso clássico do Windows Vista), não passa de uma novidade que jamais terá a aceitação do mercado, ou da sua equipe. Porém se a solução proposta possibilita fazer mais com os recursos atuais, ou reduzir o tempo gasto em certas atividades ou ainda, se esta aumenta a percepção de valor dos clientes por garantir uma performance melhor, ou mais estabilidade e disponibilidade, então essa solução poderá ser convertida em números, por aumentar a satisfação do cliente, reduzir as penalidades por descumprimento de SLAs (Service Level Agreement) ou por reduzir o custo total da operação.

Isso é Inovação e empresas Inovadoras, incentivam essa atitude em seus colaboradores e parceiros, pois sabem que é o melhor caminho para se manterem lucrativas e competitivas.

Um dos objetivos da minha equipe esse ano é que todos os colaboradores planejem e apresentem ao menos uma ideia inovadora que contribua para melhoria nos serviços ou para o aumento da produtividade, para conseguirmos atingir os objetivos da Corporação para 2013.

Tenho certeza que com isso teremos um ano cheio de inovações !!


- Cleber de Lima
Open your Mind, let the future get in.

Nenhum comentário:

Postar um comentário