" A raposa sabe de muitas pequenas coisas, mas o porco espinho sabe uma muito importante" (The hedgehog and the fox - Isaiah Berlin, 1993)
Berlin estava aqui fazendo alusão à uma antiga parábola grega (Archilochus) do duelo entre uma raposa e um porco-espinho, onde a raposa muito esperta, estava diariamente a inventar algo novo para devorar o pobre porco espinho, ela montava estratégias, encontrava esconderijos mas toda vez que ela avançava contra o porco-espinho este usava a única habilidade que tinha, virava uma bola de espinhos pontiagudos forçando a raposa a recuar.
Isso dá uma bela lição de como compor o portfólio ao montar o planejamento estratégico do negócio. Só terá uma vantagem competitiva, a empresa que focar no que faz bem, ou melhor, segundo Jim Collins (2001 - Good to Great), a que focar naquilo em que pode ser líder de mercado.
É senso comum, que não se pode ser competitiva em tudo, ninguém imaginaria, por exemplo, a IBM entrando no mercado alimentício para competir com a Nestle, apenas porque este é um mercado lucrativo. Porém, ao analisar o portfólio atual de algumas empresas, analisando os pontos fortes e fracos de cada uma das unidades de negócio, pode-se descobrir alguns desvios de objetivo claros que poderiam, guardadas as devidas proporções, serem comparadas ao exemplo acima.
Abandonar certos ramos de atividade não condizentes com a visão de futuro e com a missão da empresa, pode ser uma decisão difícil, especialmente se estes forem lucrativos, mas pode ser também a melhor maneira de pavimentar o caminho para o sucesso no longo prazo.
A diversificação do portfólio, tem obrigatoriamente que estar alinhada com o objetivo geral da empresa, para que se possa direcionar a atenção, os esforços e os recursos para para as oportunidades em que esta possa realmente ser competitiva.
A diversificação do portfólio, tem obrigatoriamente que estar alinhada com o objetivo geral da empresa, para que se possa direcionar a atenção, os esforços e os recursos para para as oportunidades em que esta possa realmente ser competitiva.
Pergunte-se :
O que motiva e apaixona os stakeholders da companhia ?
Em que áreas e atividades esta empresa pode ser a melhor do mundo ?
Qual é sua atividade mais rentável e a que proporciona maior receita ?
Pense a respeito disso, o alinhamento do portfólio com a missão e visão da empresa são o primeiro passo rumo ao sucesso, não importando a situação atual.
- Cleber de Lima
Open your Mind, let the future get in.
Pense a respeito disso, o alinhamento do portfólio com a missão e visão da empresa são o primeiro passo rumo ao sucesso, não importando a situação atual.
- Cleber de Lima
Open your Mind, let the future get in.
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