As pessoas que sobrevivem à selvagem seleção natural imposta pela modernidade, pela tecnologia e pela abundante informação, são mais fortes e melhor preparadas para dirigir as organizações, determinando diretamente seus sucessos e fracassos.
Em seu livro "Good to Great", Jim Collins defende uma tese muito interessante, que ele chama de "primeiro quem, depois o que" que em síntese prega o seguinte:
"Eu posso não saber exatamente pra onde devemos levar a empresa, mas se tivermos as pessoas certas dentro, nos lugares certos, e as pessoas erradas fora, aí iremos descobrir como dirigí-la a um lugar importante"Na maioria das empresas o CEO é o primeiro a dizer que devemos buscar, valorizar e reter o talento, porém disseminar essa idéia parece mais difícil à medida que se desce na escala hierárquica. Não é incomum vermos pessoas talentosas, sendo desperdiçadas e tolhidas no seu crescimento profissional, apenas pela incompetência de seus superiores imediatos.
O Google, grupo que hoje determina como usamos a internet, e uma das melhores empresas para se trabalhar no Mundo, adotou um sistema "anti-repressão de talento" que permite que qualquer funcionário se dirija a qualquer pessoa dentro da organização, para conversar e apresentar uma idéia, não importando o nível hierárquico, sem que isso gere represálias ou melindro, por parte de seu chefe, ali os coordenadores precisam servir suas equipes e não o contrário e toda a informação precisa fluir livremente entre todos os níveis da organização, criando um cenário onde a colaboração se torne a chave para a eficiência e pra cumprimento de metas agressivas.
E isso funciona por lá (acreditem, funciona até na filial do Brasil) pois possibilita que pessoas talentosas sintam-se à vontade para trabalhar e se sintam recompensadas e realizadas profissionalmente.
Assim as empresas deveriam olhar com muito carinho para seus departamentos de RH e refletir se estas são as pessoas certas para administrarem um de seus maiores capitais. Para garantir que a empresa atraia, desenvolva e mantenha pessoas qualificadas é fundamental disseminar a visão, a missão e objetivos da empresa e garantir que todos os funcionários estejam alinhados com eles. Nessa direção, o ITAU criou uma inovadora campanha de marketing intitulada "Do Que você é feito ?" com o objetivo único de atrair jovens talentos, mostrando porque eles deveriam optar pelo banco para construirem suas carreiras:
Sobre a Campanha, Adriano Lima, diretor de gestão corporativa de pessoas do Itau disse :
"Somos hoje um dos maiores bancos do mundo e nesse novo cenário pessoas com espírito inovador são fundamentais. Trainees têm enorme potencial de desenvolvimento e aprendizado e podem agregar muito para o nosso negócio, pois chegam com muita energia e visão diferenciada. Queremos que eles estejam conosco nesse momento de crescimento e, para isso, oferecemos benefícios e remuneração acima da média do mercado"Ainda há muito o que fazer para mudar a mentalidade feudal de muitos gestores mundo afora, mas os resultados mostram qual o caminho a seguir, nos resta então fazer nossa parte e promover a mudança dentro das empresas em que estamos, seja qual for nosso nível hierárquico.
- Cleber Lima
Open your mind, let the future get in
Nenhum comentário:
Postar um comentário